domingo, 21 de agosto de 2011

Vida jamais entendida

Se há uma frase que faz total sentido é "Viver ultrapassar qualquer entendimento", de Clarice Lispector. Não é curioso o quanto é impossível entender a vida? Não sabemos o que vai nos acontecer minutos após, não sabemos como estará nossa vida em dois anos, não sabemos nem sequer se estaremos vivos. Como as peças do nosso quebra-cabeça se encaixam ou não, movidas por um destino, u um Deus, uma força impulsionatória maior, se é que essas coisas existem de fato. Às vezes acontecem determinadas situações que só conseguimos imaginar que existe alguém lá em cima se contorcendo de rir com nossa desgraça.
Confesso que, em determinada época da minha vida, desacreditei nessas coisas de que nada é por acaso, que tudo estava escrito, afinal, quem escreve nossa história não somos nós mesmos? Se vamos por um caminho ou outro não parte das nossas atitudes/escolhas?
De fato que se soubéssemos antecipadamente as coisas que nos iriam trazer sofrimento, com certeza iríamos por outro caminho. Mas como aprender algo, se não passarmos por experiências ruins antes? E que bagagem poderia trazer uma pessoa que nunca fez nada errado, que nunca quebrou a cara?
A vida é mesmo um mistério, que tentamos relutantemente arrumar um propósito para que nossa estadia breve seja aproveitada da melhor forma possível. E buscar saídas e respostas para o que não é sequer uma pergunta - é uma sentença - torna ainda mais louco e incoerente o processo falho de entender alguma coisa.

Vai entender, né...

Nenhum comentário:

Postar um comentário